Kimera Emagrece?

Os termogênicos, dentre todos os suplementos alimentares voltados para o emagrecimento, provavelmente são os mais procurados com essa finalidade. Esses suplementos contêm substâncias que aumentam o gasto energético, e a mobilização e oxidação de gorduras, como a cafeína, sinefrina, capsaicina, chá verde, etc. Além disso, alguns podem conter ainda inibidores de apetite e ervas diuréticas.

A perda de peso geralmente não é uma tarefa fácil e exige muito esforço, com direito a horas gastas na academia e abandono temporário aos restaurantes favoritos. Toda essa dedicação é necessária para fazer as pazes com a balança, assim como para manter um resultado satisfatório a longo prazo; e os termogênicos podem ser poderosos aliados no alcance deste objetivo. Apesar de todos sabermos isso, com certeza a seguinte pergunta já passou pela cabeça dos que almejam os quilos a menos: “e se eu tomar termogênico sem fazer atividade física? Será que vou emagrecer?”.

Bem provavelmente não, e sem dúvida não o quanto você poderia emagrecer se aliasse o suplemento ao exercício. A resposta a essa pergunta não pode ser um sonoro NÃO, por um simples motivo. Os estudos mostram que as substâncias termogênicas, a exemplo da cafeína (presente em quase 100% dos termogênicos), aumentam intensamente a mobilização de lipídeos (quebra da gordura), no entanto, em repouso, apenas uma pequena parcela destes são oxidados (ou seja, utilizados de fato para gerar energia). Logo, tomar este suplemento sem praticar atividade física significa, em sua maior parte, aumentar a quebra e reesterificação de triglicerídeos, ou em outras palavras, aumentar a quebra de gordura e promover novamente a sua formação e estoque.

Então, parece não valer a pena confiar a perda de peso em um pequeno aumento na oxidação de gordura provocada pelo uso de termogênicos em repouso. Não tem para onde fugir, pessoal! “Milagres em cápsula” não existem, e a maneira mais eficiente para reduzir o peso continua sendo a prática regular de atividade física associada a bons hábitos alimentares.

Os suplementos alimentares devem ser usados apenas para otimizar esse processo – e os termogênicos cumprem bem esse papel ao aumentar a mobilização de lipídeos, pois dessa maneira o nosso corpo consegue mais facilmente utilizá-los como fonte de energia com o aumento do gasto energético através do exercício. Para maiores orientações e uma prescrição nutricional personalizada, procure um nutricionista.